domingo, 8 de janeiro de 2012

Queques fadados

Aqui vai outra receita genial, fácil de fazer e fica sempre saborosa. Esta receita tirei de um livro infantil "A Festinha da Princesa", para poder fazer sobremesas com os meus filhos e realmente estas são simples e deliciosas.

Queques fadados

125g de margarina vegetal (amolecida à temperatura ambiente)
125g de açucar branco refinado
2 ovos, batidos com um garfo
125g de farinha de trigo autolevedante
2 colheres de sopa de leite

Cobertura (opcional)

225g de açucar em pó
1 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de sopa de água quente
Depois tudo o resto fica a gosto pessoal para decorar os queques

Põe-se o forno a aquecer a 190 graus/marca 5 em forno de gás. Vamos lá começar os nossos queques mistura-se a manteiga com o açucar até ficar uma massa leve e fofa, juntamos os ovos aos poucos, batendo sempre após cada adicção. Peneiramos a farinha para a tigela e envolve-se esta na mistura. Deita-se o leite e aqui eu costumo adicionar raspa de 1 laranja e um pouco de sumo, não faz parte da receita mas eu gosto do resultado. Mexe-se bem o preparado até ficar macio e a gotejar da colher. Divide-se o preparado pelas formas e leva-se ao forno durante 15 a 20 minutos até os queques crescerem e ficarem dourados. Tira-se do forno e coloca-se numa grelha a arrefecer.

Para a cobertura, peneira-se o açucar em pó para uma tigela, junta-se o sumo de limão e adiciona-se sempre a mexer a água quente. Mexe-se até espessar e ficar macio. Com uma colher deita-se a cobertura de açucar em cima dos queques arrefecidos e espalham-se depois é só decorar.

Experimentem e digam se não é fácil, o resultado final é um bolo leve e húmido tal como gosto.Uso esta receita não só para queques, mas também como base de bolos.

Bom Apetite ;)